30

Ago 2016

XXII ARTECHIQUE

XXII ARTECHIQUE – FEIRA DE ARTESANATO E SABORES DE MONCHIQUE
A vila de Monchique recebe, nos próximos dias 2, 4 e 5 de setembro, a XXII ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique.
Este evento, que vai já na sua décima segunda edição, chama ao Largo dos Chorões, no centro da vila, mais um conjunto diversificado de belas peças de artesanato produzidas pelo saber ancestral das mãos serranas e que ainda hoje definem a expressão singular da identidade e da memória afetiva monchiquenses.
A ARTECHIQUE é uma feira de rua para todos os gostos e idades. Para além, das já famosas cadeiras de tesoura, cadeiras de tabua, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, entre outros, vai ser possível, uma vez mais, dar a conhecer aos visitantes novos produtos e novos conceitos de artesanato onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação.
O repetido sucesso desta feira, bem como a importância do artesanato na economia e cultura locais, justifica a inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique, no primeiro dia de feira (2 de setembro), pelas 16h30. Este espaço, que se localiza junto à feira, é um projeto que visa concentrar um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção, divulgação e transmissão de conhecimento e saberes relacionados com o que de melhor e mais genuíno é produzido em Monchique desde tempos imemoriáveis. A Junta de Freguesia de Monchique prevê que, em parceria com os artesãos e associações locais, possam funcionar no centro, ao longo de todo o ano, uma série de atividades que incluem a realização de ateliers de bordados ou de costura, workshops e ações de formação, entre outros.
O programa da feira contempla ainda um conjunto de atividades de animação e recreação. Em destaque, estarão o sempre disputado torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (4 de setembro), pelas 16h00. A programação da feira prevê-se ainda a realização do jogo do burro, um concurso de montagem de cadeiras de tesoura, a também já habitual caminhada solidária, dedicada a apoiar quem mais necessita, e uma aula de zumba aberta à população, para além da tradicional animação de rua e espetáculos musicais à noite.
A XXII ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique é uma organização da Junta de Freguesia de Monchique, conta com a colaboração do Município e das associações locais e pode ser visitada entre as 10 e as 23 horas, nos dias 2 e 3 de setembro, e entre as 10 e as 20 horas, no dia 6.