12

Abr 2020

Mensagem

Os tempos atuais, não nos estimulam sentimentos positivos. Fala-se em infeções, em mortes, em sofrimento físico e emocional. Adivinham-se problemas económicos, no ensino, nas relações familiares, tudo com um denominador comum, COVID19.

Chegámos a época pascal. A Páscoa significa passagem em hebraico e é com este sentido que a temos que entender e viver. Hoje, faz todo o sentido, quer para crentes quer para quem não acredita, sentir que estamos num momento de passagem. Este significado terá de ser descodificado na sua simplicidade. Temos todos, sem exceção, que interiorizar que tudo isto vai passar, que a pandemia se reduz ao que a natureza sempre tem feito com a imunidade que se instala, que a ciência humana vai dar o seu melhor, que o nosso esforço coletivo dará frutos.

A palavra de ordem que gostaríamos de passar é mesmo esta, a de que temos que cumprir o que nos vai sendo indicado, colaborarmos sem pestanejar com as autoridades, proteger de todas as formas os nossos semelhantes e a nós mesmos. E a passagem será feita de forma segura e firme para um nível melhor, gratificante, alicerçada sempre na esperança que a nossa cidadania e solidariedade, postas à prova, resultem daqui reforçadas.

A Junta de Freguesia de Monchique deseja uma rápida resolução destes problemas já  demasiado prolongados para o nosso equilíbrio enquanto humanidade e deixa a palavra ESPERANÇA como desafio .