Foi em quatro de março de 1773 que Monchique se tornou concelho efetivamente. O alvará régio de criação tinha sido assinado em 16 de janeiro mas só neste dia de março, após publicação, entrou em vigor.

Na altura tinha cinco freguesias, Monchique, Alferce, Marmelete, Mexilhoeira Grande e Senhora do Verde. Mais tarde, Portimão absorveu Mexilhoeira e a Senhora do Verde foi extinta e o seu território dividido entre Monchique e Portimão.

No âmbito da dinamização do Polo Museológico de Arte Sacra de que a Junta de Freguesia de Monchique é responsável, e que desenvolve uma ação designada como “Património Cultural-Destaque do mês”, é dado ênfase ao fragmento do Pelourinho de Monchique que foi construído a seguir à instituição do concelho.

Quem visitar durante este mês aquele espaço museológico tem mais informações disponíveis, incluindo uma ficha que pode levar e que vai formar um conjunto que pode ser guardado para futuras consultas.

Já estão disponíveis os estojos para arquivar as fichas, no local da visita.