24

Abr 2020

Comemorar abril

Estamos em tempo de pandemia. Confinamento, distanciamento social, higienizações e desinfeções até à exaustão, nada parece demais para ajudar a conter e a fazer regredir esta situação anómala, à escala mundial.

Tudo isto é mau, muito mau, para a saúde das pessoas, para a economia, para o sistema de ensino, para o turismo, para as atividades coletivas… E vem uma data festiva, a possibilidade de todos se encontrarem e festejarem e estamos proibidos de o fazer. Já foi assim na Páscoa, vai ser no dia 1 de maio e é hoje, dia 25 de abril, que Portugal tem a obrigação intrínseca de assinalar pelo que significa.  As possibilidades que desta data nasceram de vivermos em liberdade enquanto nação, de fazermos parte de quem se rege por princípios democráticos e de acesso à igualdade de oportunidades que se tenta atingir pela consolidação das regras, leis e discussões próprias do regime parlamentar em que nos inserimos, não podem ser ignoradas.

Respeitamos as indicações do estado de emergência mas não podemos deixar de usar a liberdade que o movimento do dia 25 de abril de 1974 nos proporcionou, para afirmarmos a nossa unidade com o Portugal democrático de que somos parte integrante e defender a democracia que nos permitiu que fossemos eleitos.

A Freguesia de Monchique vive Abril!